Toda casa tem um telhado, ou algo para cobrir que seja impermeável. Não basta somente ser impermeável, a água da chuva precisa ir para algum lugar. Por isso é que existe a inclinação: para direcionar o fluxo de água para algum lugar, caso contrário, existiria uma piscina na sua laje ou começaria a chover através das lâmpadas, interruptores, tomadas, etc.


Antes de projetar, você deve definir qual telha quer utilizar, pois cada tipo de telha tem uma inclinação mínima que é recomendada. Ou pode escolher primeiro a inclinação que deseja usar e posteriormente escolher o tipo de telha que melhor se enquadra no seu projeto.


Geralmente a inclinação é indicada em porcentagem (%). Sei que muitos não gostam de calcular, mas a conta é muito simples e não precisa nem de calculadora. Existem métodos e métodos para se calcular uma inclinação, e vários jeitos diferentes de ensinar. Eu vou desenhar e explicar o que ficou mais claro pra mim.


Para desmistificar isso, trouxe um conceito bem fácil de ser aplicado:




Na figura acima, temos um exemplo fácil de ser explicado. A largura total do telhado somando os beirais é de 6,0 metros. A figura supõe uma cumeeira (a parte mais alta do telhado, o "vinco" da telha) está localizada no centro do mesmo.  Se eu utilizar uma telha que  tem inclinação mínima especificada de 30%, como faço para calcular a inclinação desse telhado em metros?


Simples:


Eu preciso saber a maior distancia entre o beiral e a cumeeira. Nesse caso da figura acima, está localizada no centro, então é de 3,0 metros.

Temos duas informações: Maior distância entre cumeeira e beiral (3,0) e inclinação indicada (30%).

Vamos converter a inclinação para decimal. 30% = 30/100 = 0,30m.  Fácil de entender? Para não restar dúvidas, adicione um zero (0) e uma vírgula na porcentagem, ficando 0,30m.


E se fosse 15%? Ficaria 0,15!


Enfim, nossa conta para saber a altura mínima da cumeeira do telhado fica da seguinte forma:


? = distância * inclinação
? = 3,0 * 0,30m
? = 0,90m


A nossa cumeeira deve ter no mínimo 0,90m de altura. Simples.

Lembrando que é uma altura mínima para que a telha consiga escoar a água com eficiência. Vamos tentar descentralizar a cumeeira para ver como ficaria nossa conta.




Se o centro da cumeeira seguisse a linha pontilhada da imagem a inclinação do telhado seria maior no lado da menor distância. Por isso selecionamos sempre a maior distância para o nosso cálculo. Vamos à conta:


? = maior distância * inclinação
? = 4,0 * 0,30m
? = 1,20m


Creio que essa dúvida não exista mais se você leu até aqui. Qualquer dúvida, deixe nos comentários ou me envie um e-mail.

Abraços